Sabugal e Almeida


Está a terminar a intervenção ambiental em Aldeia Velha, Malcata e Sabugal, no concelho do Sabugal e Freineda no concelho de Almeida, no âmbito do Projecto ‘Frontera Natural’. Este projecto está a recuperar mais de 100 espaços rurais que apresentavam degradação ambiental.
Esta iniciativa é dinamizada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, que está a realizar mais de 100 obras de recuperação integral e sustentável de espaços degradados em 100 aldeias da fronteira hispano-lusa, dentro do seu território.
Em Aldeia Velha foi acondicionado o passeio pedonal no Parque Das Eiras para uso recreativo junto ao rio Cesarão.
Em Malcata as obras incluem a recuperação de antigas poças em pleno coração da serra da Malcata. Foi ainda construída uma ponte de madeira que permite passar sobre a Ribeira “Porqueira” e foram sinalizados os pontos mais importantes da zona.
Os trabalhos de Sabugal consistem na instalação de um parque bio saudável na praia fluvial de Sabugal.
Em Freineda terminou o acondicionamento dos antigos lavadouros públicos da aldeia. A zona de actuação, situada no casco urbano da aldeia, é integrada por um riacho, várias árvores e pelos lavadouros. As obras envolveram o desmonte dos pilares que conformam o actual lavadouro, a construção de um muro de modo a nivelar o terreno para servir de base para as pedras do lavadouro, tendo sido colocada uma comporta metálica. Esta é uma área importante tanto pelo seu valor estético como funcional para os habitantes de Freineda.
O projecto de Recuperação Integral e Sustentável das áreas naturais da fronteira conta com um orçamento global de 800.000 euros, dos quais, 600.000 são cofinanciados pela UE e FEDER, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013.