Guarda | Benespera


O primeiro aniversário da reabertura do Troço Ferroviário Covilhã Guarda, na Linha da Beira Baixa, foi assinalado com a inauguração de uma placa comemorativa, na Estação Ferroviária de Benespera, no dia 2 de Maio de 2022. A iniciativa foi promovida pela Associação Move Beiras criada no dia 8 Abril 2022, com o objectivo de dinamizar o interior, promover a utilização do comboio, potenciar a criação de riqueza e valorização das pessoas e dos territórios percorridos pelas Linhas Ferroviárias da Beira Baixa e Beira Alta. O troço da Linha da Beira Baixa, entre a Guarda e a Covilhã, reabriu ao serviço comercial no dia 2 de Maio de 2021 e foi inaugurado no dia 4 pelo ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos.
Este troço ferroviário estava fechado desde 2009 e reabriu em 2021 depois da realização de obras de requalificação e de electrificação.
O investimento total no projecto de modernização do troço foi de cerca de 77 milhões de euros.
A obra integrou, entre outros trabalhos, a renovação integral de 36 dos 46 quilómetros do troço (dez já estavam intervencionados), bem como a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de estações e apeadeiros, drenagem e estabilização de taludes e a iluminação e automatização e supressão de passagens de nível.
A freguesia de Benespera recuperou também, no último Domingo, 1 de Maio, uma tradição antiga, em que a banda filarmónica ia esperar os passageiros provenientes da Guarda para a Festa de Santo Antão.