Instituto Politécnico da Guarda


O portal digital - www.interiormais.pt - decorre do projecto “Interior+”, liderado pelo IPG - Instituto Politécnico da Guarda. O “Interior+” surge no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência com o objectivo de revitalizar as zonas rurais. Este portal digital é um meio para criar sinergias, potenciar a inovação e digitalização dos negócios, bem como sensibilizar, promover e valorizar produtos alimentares endógenos.
O projecto Interior+ tem como principal objectivo definir o conceito de Região Modelo para intervenção e revitalização rural dos territórios de Montanha das Beiras e Serra da Estrela (BSE), Beira Baixa (BB) e Alto Minho (AM), que seja acessível e replicável, que identifique oportunidades e factores críticos para a criação de novas empresas e novos negócios, para mulheres e jovens qualificados e a pequena agricultura familiar na fileira alargada do sector agrícola (agricultura, agro-alimentar, serviços à indústria, turismo).
Este projecto inicia o seu “diálogo” com a comunidade rural da região do Interior e de Montanha ao lançar-se digitalmente através de uma página na internet que será desenvolvida e que se transformará numa plataforma de interacção com diferentes atores e em particular ligados ao sector agrícola.
Com vista a promover o conceito de “comunidade” também, será criado um Fórum, o qual pretende incentivar a inovação colaborativa por via de debates e troca de conhecimento entre os vários intervenientes, permitindo assim uma maior interacção entre eles e o desenvolvimento de soluções em co-criação.
A investigadora responsável, professora Teresa Paiva, explica que o projecto Interior+ irá capacitar empresários agrícolas, dotando empresas de competências e recursos tecnológicos avançados. O portal digital agrega informações úteis aos empresários agrícolas, bem como para a definição de estratégias comerciais alinhadas com necessidades e tendências de consumo de públicos jovens, que valorizam produtos endógenos e aumentam a sustentabilidade das empresas e do território.
O projecto Interior+ é desenvolvido pelo consórcio formado por 14 entidades: Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha, Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade – representado do Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, Cereja do Fundão, InCubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, os institutos politécnicos da Guarda, Castelo Branco e de Viana do Castelo, INIAV - Polo de Braga, Meltagus - Associação Apicultores Parque Natural Tejo Internacional, Monte Silveira Bio, O&C - Olive Company, Lda, Ethos Olive Oil, Quinta da Biaia, e TeroMovigo – Earth Innovation.