Pinhel


Na sequência dos mais recentes ataques de lobos a explorações pecuárias, o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, deslocou-se na segunda-feira, dia 26 de Janeiro, a Pinhel, onde ouviu as preocupações dos criadores de gado dos concelhos de Pinhel e de Almeida. Na mesma reunião também participaram os presidentes das Câmaras Municipais de Pinhel e de Almeida. A reunião decorreu no Auditório da Câmara Municipal de Pinhel e teve como objectivo abordar o problema dos ataques de lobos a animais de criação que têm ocorrido nestes dois concelhos, com evidentes prejuízos para os criadores de gado.
Com perto de uma centena de agricultores na plateia, o Secretário de Estado afirmou que esta deslocação a Pinhel teve o propósito de “verificar, no terreno, o que está a acontecer”. E, se de um lado está a protecção do lobo, do outro estão os criadores de gado que não podem ser prejudicados, daí a necessidade de analisar o problema e de encontrar soluções, eventualmente no âmbito do PDR 2020.
Logo no início da reunião, o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, agradeceu a presença do governante, testemunho da vontade de encontrar respostas para este problema que está a afectar os criadores de gado do concelho de Pinhel e dos municípios vizinhos.