Pinhel


O projecto “Reflorestar Pinhel”, promovido em parceria pelo Agrupamento de Escolas de Pinhel e pelo Município de Pinhel, durante o ano lectivo 2017/2018, foi um dos vencedores do Prémio Nacional “ReDescobrir a Terra”, iniciativa promovida pela CAP – Agricultores de Portugal e Fórum Estudante.
Este projecto surgiu de uma proposta apresentada pelo grupo de Biologia, do Agrupamento de Escolas de Pinhel, no início do ano lectivo 2017/2018, tendo em conta a necessidade de minimizar os impactos negativos dos incêndios que em 2017 tinham afectado fortemente o concelho.
O Agrupamento e Município uniram esforços e, no dia 16 de Maio de 2018, levaram a efeito a plantação de algumas centenas de sobreiros num terreno situado na localidade de Bogalhal, freguesia de Valbom / Bogalhal.
Cerca de 850 participantes contribuíram para esta grande acção de reflorestação que também contou com o apoio da CAP – Agricultores de Portugal e Fórum Estudante, promotores do projecto “ReDescobrir a Terra”.
“A dimensão do projecto e o facto de resultar da união de vontades e esforços por parte de pessoas e instituições terá certamente contribuído para que tenha sido eleito como um dos vencedores do Prémio Nacional ReDescobrir a Terra 2018, na sequência da candidatura apresentada pelo professor Gastão Antunes, na qualidade de delegado do grupo de Biologia, mas em representação de todos aqueles que se envolveram nesta aventura”, explica o Município de Pinhel.