Câmara transforma antigo Paço Episcopal em Casa da Cultura


A Câmara Municipal de Pinhel está a transformar o antigo edifício do Paço Episcopal, que nos últimos anos funcionou como Residência de Estudantes, em Casa da Cultura, para acolher um Museu dedicado ao Mestre Soares, o Museu Municipal e a Biblioteca Municipal.
O presidente da autarquia, Rui Ventura, disse ao Jornal A Guarda que a intervenção no edifício, que é propriedade da Câmara Municipal, está a ser realizada em duas fases. A primeira, avaliada em 150 mil euros, consta da instalação do Museu Pintor Mestre José Manuel Soares. A segunda fase, com um investimento de cerca de 250 mil euros, diz respeito à instalação da Biblioteca e do Museu Municipal e será feita posteriormente.
“Nesta primeira fase apenas vai ficar o Museu do Mestre Soares. É um compromisso que nós temos com a esposa”, disse Rui Ventura, indicando que o Museu ocupará o primeiro piso do edifício. O autarca adiantou que o Museu deverá ser inaugurado no dia 25 de Agosto, por ocasião das comemorações de mais um Dia da Cidade. As obras estão a decorrer “e tudo indica que possamos inaugurá-lo no dia 25”, referiu, indicando que as cerca de 175 obras do pintor já se encontram em Pinhel.
Rui Ventura referiu que o Mestre Soares é o autor das ilustrações dos livros de História de “há uns anos”. “Todas essas ilustrações vão estar nesse Museu. Estamos a falar de quadros com dimensões de 2 metros, onde se retratam as batalhas em que Portugal esteve envolvido. Nós queremos criar um cluster para as escolas a nível nacional”, declarou. O Museu Pintor Mestre José Manuel Soares comportará diversas áreas distintas, designadamente área de Exposição Permanente, área de Reserva e Centro Documental.
Rui Ventura indicou que na segunda fase das obras serão instalados no edifício do antigo Paço Episcopal de Pinhel o Museu e a Biblioteca Municipal. O autarca destaca a importância da instalação do Museu Municipal num outro espaço visto que 90% do seu espólio “não estava à vista da população há cerca de 20 anos”. “Nós vamos devolver esse espólio para que a cidade e quem nos visita, possa ter acesso a esse espólio e conhecer esse espólio”, disse.
O edifício do antigo Paço Episcopal de Pinhel foi edificado em 1783. “O edifício do paço desenvolve-se em planta quadrangular, em torno de um pátio interno. As fachadas são marcadas pela abertura de janelas, a espaços regulares, que se dividem pelos dois pisos. Na fachada principal foi rasgado, ao centro, o portal principal, com moldura de rusticado, sobre a qual se abre uma varanda com guarda de ferro. O frontispício é rematado por frontão, onde foi inserido o brasão episcopal”, segundo a Direcção-Geral do Património Cultural. Depois da extinção do bispado de Pinhel, em 1882, o edifício foi comprado pela Câmara Municipal de Pinhel e foi utilizado para diversos fins. Em 1888 acolheu o Regimento de Infantaria 34 e em 1938 parte do espaço foi ocupado pela Biblioteca Pública. Na década de 40 do século XX, passou a albergar o quartel da GNR e o posto da PSP. Em 1990 começou a funcionar como residência de estudantes.