Pinhel


A Câmara Municipal de Pinhel tem em fase de conclusão as obras de Requalificação Urbana da Zona Centro da Cidade, que representam um investimento superior a 400 mil euros. “A requalificação urbana que estamos a levar a cabo na cidade é uma obra que alavanca toda a modernização da zona central da cidade, e que pretende trazer nova vida e novos negócios a toda a área intervencionada. Neste momento encontra-se concluída mais de 85 % da intervenção. As obras avançam a um ritmo muito interessante e estarão concluídas até meados do próximo mês de Abril”, disse ao Jornal A Guarda o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura. E acrescentou: “Penso que os Pinhelenses e todos os que visitam a cidade estão já satisfeitos com a intervenção, mas ficarão ainda mais ‘rendidos’ quando todas as obras estiverem concluídas e puderem contemplar e usufruir totalmente de toda a zona intervencionada, circulando em segurança e em família em ruas que antes da intervenção não eram convidativas, nem aprazíveis para que as pessoas pudessem delas usufruir”.
A intervenção já contemplou mudanças na Rua São Lázaro, Rua da Liberdade e Largo José Dias Coelho, Rua da República e Rua Silva Gouveia, cujas obras ficaram concluídas no Verão de 2014. Neste momento, está em curso a intervenção na Rua Silva Gouveia (desde a antiga Câmara até à entrada para o Bairro dos Olivais). Com as obras de Requalificação Urbana da Zona Centro da Cidade a Câmara Municipal de Pinhel pretende revitalizar aquela zona da cidade e melhorar a proximidade da população e dos visitantes com o comércio local. A intervenção global contempla a colocação de novos pavimentos nas ruas, mobiliário urbano, intervenções ao nível dos passeios e a criação de áreas de estacionamento nas traseiras do edifício do Mercado Municipal.
De acordo com Rui Ventura, a obra, “é do ponto de financeiro, uma intervenção de grande significado e de grande envolvimento, com um custo superior a 400 mil euros e que até ao presente momento está a ser totalmente suportada pela autarquia, apesar de o financiamento da obra, através de fundos comunitários, se encontrar já assegurado, o que revela o carácter âncora desta intervenção e o reconhecimento da sua importância pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro”.