Pinhel


O Município de Pinhel e o Ayuntamiento de Guijuelo (Salamanca / Espanha) oficializaram, no dia 3 de Fevereiro, o protocolo de geminação tendo em vista o reforço das relações de amizade e parceria entre os dois territórios.
A assinatura do protocolo aconteceu no âmbito das 34ª Jornadas de la Matanza Típica promovidas pelo Ayuntamiento de Guijuelo, naquele que foi o “Dia Institucional”.
Nesta deslocação a Guijuelo, o Presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura, esteve acompanhado da Presidente da Assembleia Municipal e dos Presidentes de Junta de Freguesia do concelho.
A localidade de Guijuelo é conhecida pelo seu afamado presunto, o que vai permitir uma boa ligação com o vinho de Pinhel. Tanto o presunto como o vinho são produtos de excelência e de extrema importância para as respectivas economias locais.
O Ayuntamiento de Guijuelo também aproveitou o Dia Institucional para atribuir o título de “Matancero de Honor” ao Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura. Igual distinção foi atribuída à Universidade de Salamanca, na pessoa do seu Vice-Reitor, Enrique Cabero.
Depois de assistir à “Matanza Típica”, onde não faltaram as degustações de produtos locais de Pinhel e de Guijuelo, o primeiro encontro ao abrigo do “hermanamento” terminou com um almoço convívio acompanhado pelos sabores mais tradicionais de Guijuelo.
A assinatura do protocolo de geminação vai repetir-se em Pinhel, no dia 1 de Março, no âmbito da inauguração da Feira das Tradições.