Pinhel


A Câmara Municipal de Pinhel em colaboração com a Comissão Vitivinícola da Beira Interior vai organizar, de 18 a 20 de Novembro, no Pavilhão Multiusos de Pinhel a 2ª edição do certame “Beira Interior - Vinhos e sabores”.
O evento foi apresentado no dia 19 de Outubro, na Casa das Castas, unidade de enoturismo localizada na Vermiosa, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Recordando o sucesso da primeira edição, quer o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, quer o Presidente da CVRBI, João Carvalho, manifestaram grande optimismo em relação à segunda edição, frisando que vai haver uma aposta na continuidade do conceito e dos objectivos, mas também algumas novidades muito interessantes a nível de programa e maior abertura do evento à promoção do negócio dos Vinhos.
O certame, que contará com cerca de 50 expositores oriundos de toda a Beira Interior, pretende voltar a reunir em Pinhel o melhor da Beira Interior com numerosas actividades: salão de vinhos, degustação e provas comentadas, animação musical, mostra gastronómica regional, workshops e showcooking com chefes de renome nacional. Esta edição terá também um espaço dedicado aos mais novos, o “Beira Interior Kids”, com a presença da jovem Rosarinho Sampaio, das Casas do Côro – Marialva.
Destaque para o seminário que terá lugar na manhã de 19 de Novembro sobre “‘Vinhos – Da Beira Interior para o Mundo’, sendo oradores convidados Francisco Antunes – Aliança Vinhos de Portugal, Paulo Ramos director de Marketing e Exportação da Quinta de Paços, Pedro Rodrigues – Vice- Presidente Instituto Politécnico de Viseu, Carlos Silva – UDACA, José Arruda – AMPV e João Carvalho – CVRBI.
Outro ponto forte do certame vão ser as provas comentadas e as harmonizações vínicas com enólogos de produtores e marcas presentes. Entre outras, está já confirmada a realização de uma harmonização de trufas de chocolate com espumante Casas Altas (a cargo de Pedro Pina), bem como uma harmonização de produtos Kosher.