Pinhel


A Câmara Municipal de Pinhel vai promover, entre sexta-feira e domingo, dias 13, 14 e 15 de Fevereiro, no Centro Logístico de Pinhel, a 20.ª edição da Feira das Tradições e Actividades Económicas do concelho, que contará com a presença de dois membros do Governo. De acordo com o Município, na inauguração do certame, pelas 17.00 horas de sexta-feira, estará o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva. No sábado, às 11.00 horas, será a vez de o certame contar com a presença do Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro que, além de visitar a feira, irá participar na apresentação do projecto do futuro espaço/equipamento destinado a acolher a Feira das Tradições.
O presidente da autarquia, Rui Ventura, disse ao Jornal A Guarda que a deslocação de dois Ministros a Pinhel “constitui o reconhecimento do trabalho que este executivo municipal se encontra a desenvolver desde o início do seu mandato e que tem vindo a dar uma nova vida ao nosso concelho, dotando-o de novos equipamentos, cativando investimento que cria postos de trabalho, implementando políticas de promoção do envelhecimento activo, investindo na educação das nossas crianças, enfim, preparando o concelho para o futuro, para as próximas gerações, mas tendo sempre presente, a necessidade de preservar aquilo que nos distingue dos demais, a nossa cultura e as nossas tradições, que são a nossa identidade”. E acrescentou: “Para além disso, a vinda de dois ministros, titulares de pastas tão relevantes, à Feira das Tradições, revela também que a importância deste evento há muito ultrapassou as fronteiras do nosso concelho e do distrito, adquirindo uma visibilidade cada vez maior, quer em Espanha, quer no nosso país. Exemplo deste carácter cada vez mais Ibérico é o destaque que a imprensa regional espanhola tem vindo a dar à Feira das Tradições e às Tradições do concelho de Pinhel. Teremos connosco, este fim-de-semana, uma delegação de jornalistas espanhóis, de Castilha e Leão, que vão acompanhar a Feira e enviar reportagens diárias para os meios de comunicação social com quem trabalham”.
Rui Ventura adiantou ainda que vai aproveitar a presença dos dois governantes para transmitir algumas carências do concelho. “É inevitável. A vinda de dois ministros, do Ambiente e do Desenvolvimento Regional, ambos com capacidade decisória sobre processos tão importantes para o desenvolvimento do concelho, é uma oportunidade imperdível para transmitir algumas carências do concelho. Não se trata de fazer pedidos, mas sim de dar a conhecer a realidade do concelho, que tem necessidades e carências muito distintas das de outros concelhos, nomeadamente do Litoral. Por isso, não perderei a oportunidade de lhes dar a conhecer áreas em que, ao contrário do que acontece noutros concelhos, a autarquia se substitui aos privados, nomeadamente para garantir que a população tenha acesso a serviços e bens, absolutamente banais, noutras cidades, mas que aqui só estão disponíveis, porque a Câmara Municipal os assegura, como é o caso da cultura e do desporto”, justificou.
A 20.ª Feira das Tradições e Actividades Económicas de Pinhel contará com cerca de 200 expositores que irão ocupar dois pavilhões do Centro Logístico que funciona nas instalações da antiga fábrica Rhode.
A Feira das Tradições começa na sexta-feira, pelas 14.00 horas, com a realização de um Desfile de Carnaval que terá 20 carros alegóricos e contará com a participação de 860 alunos, 87 professores e 41 auxiliares.