Pinhel | Manigoto


O Grupo de Amigos do Manigoto (GAM), no concelho de Pinhel, que foi fundado a 23 de Novembro de 1992, vai comemorar o seu 25.º aniversário com várias actividades previstas para os dias 25 e 26 de Novembro. Assim, no dia 25, sábado, às 21.30 horas, o Teatro do Imaginário, valência do GAM, sobe ao palco do Cineteatro São Luís, em Pinhel, para apresentar a peça “História Breve de Pinhel em Um Acto”. Recorde-se que esta peça surgiu em resposta a um desafio do Município de Pinhel, tendo sido apresentada, em estreia, no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade, a 25 de Agosto de 2015. Partindo do trabalho já ensaiado, o Teatro do Imaginário apresenta agora a “História Breve de Pinhel em Um Acto”, com mais alguns capítulos da história destas terras cujas origens remontam ao tempo do Paleolítico.
No domingo, dia 26, as comemorações têm lugar no Manigoto, no Pavilhão da Freguesia, com um programa que inclui almoço comunitário (12.30 horas), seguido de Sessão Solene Comemorativa dos 25 Anos do GAM (13.30 horas) e apresentação do projecto de alargamento do Centro Social (14.30 horas). Segue-se, pelas 15.00 horas, a inauguração das Casas da Rua do Silva, um equipamento social que pretende ser mais uma resposta do Centro Social do GAM.
O GAM é uma associação sem fins lucrativos constituída em 23 de Novembro de 1992. Teve como objectivo inicial “desenvolver actividades culturais e recreativas, com vista à valorização do Manigoto”. Nesse contexto, o Grupo fixou também alguns objectivos específicos, como por exemplo: criar, manter e desenvolver o Museu do Manigoto; organizar exposições temporárias; promover acções de sensibilização e de formação; editar um jornal e outros documentos; criar um grupo de animação; dinamizar passeios e visitas de estudo.
A alteração dos estatutos, a 22 de Novembro de 1996, permitiu ao GAM o desenvolvimento de actividades na área social. A associação passou a ter como objectivo “desenvolver actividades, serviços e melhoramentos socioculturais, com vista à valorização dos associados e amigos do Manigoto”.
Neste sentido, o GAM propunha-se criar, manter e desenvolver três valências: Centro Social; Centro Cultural e Centro Turístico. A nível do Centro Social, foram já criados diversos serviços de apoio à população e, neste momento, estão activas as respostas sociais de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos (Lar). Foi ainda projectado e concluído o Jardim Aida Roque Simões, inaugurado em Dezembro de 2000. Em relação ao Centro Cultural, é de destacar a criação do Espaço Museológico do Manigoto com exposições temporárias (desde 1992) e exposição permanente (a partir de 1998). A nível de publicações, é de salientar o jornal O Manigoto, editado regularmente durante vários anos, bem como a publicação de diversos livros. De um modo geral, o Centro Cultural também é responsável pela promoção de Actividades Culturais e Recreativas, bem como pela manutenção da Biblioteca e do Arquivo Histórico do Manigoto. Finalmente, no que diz respeito ao Centro Turístico, os objectivos prendem-se com a criação de serviços de informação, de exposição e venda de produtos regionais e de acompanhamento em circuitos turísticos locais.
Actualmente, o GAM é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, sendo também Centro Cultural e Desportivo do INATEL. Encontra-se inscrita no Registo Nacional de Associações Juvenis do Instituto Português da Juventude. É associada da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social, da Federação Nacional de Associações Juvenis e da Federação das Associações do Distrito da Guarda.