Pinhel


A FMP - Fly Mecânica de Precisão, fabricante de componentes metálicos de alta precisão para a indústria aeronáutica civil e militar, está a construir uma unidade de produção em Pinhel, num investimento da ordem dos 300 mil euros.
O director-geral da FMP, Jorge Ferreira, anunciou que a empresa iniciou a sua actividade em Portugal há 4 anos e que está agora “a construir uma fábrica na Zona Industrial de Pinhel, que deverá estar finalizada em Agosto deste ano”.
Apesar de estar em Portugal desde Outubro de 2010, a FMP está associada “à tradição e experiência” de 60 anos da Vidal Mécanique de Précion, com instalações em Toulouse, e que decidiu expandir a sua actividade para lá de França ao arrancar com uma unidade em Pinhel, mas em instalações arrendadas. Segundo o responsável, a escolha de Pinhel para iniciar as operações da FMP “deve-se ao facto de um dos quatro sócios da empresa em França ser oriundo desta zona, o que levou a que Portugal fosse o país escolhido”.
A FMP, à imagem e semelhança da empresa-mãe produz componentes metálicos de alta precisão para a indústria aeronáutica civil e militar, sendo que os componentes destinados a trens de aterragem representam cerca de 90% da produção.
Actualmente, a unidade industrial onde a FMP opera em Portugal localiza-se em Pinhel e tem uma área de 560 m2, mas com a fábrica que está a ser construída de raiz a empresa vai passar a contar com uma área superior, pois terá cerca de 730 m2. “O ano de 2015 vai ser um ano de mudança. Esta é a nossa expectativa. Vamos também transferir o equipamento para a nova fábrica. Temos tido várias encomendas por parte da Airbus, Boeing e Embraer”, anunciou o responsável da empresa.
Jorge Ferreira explicou que a construção de raiz da nova unidade fabril vai permitir “um percurso autónomo” da FMP em relação à empresa-mãe, além de possibilitar “uma maior capacidade para responder aos novos desafios”. A empresa instalada em Pinhel também fornece componentes para aviões privados da Dassault e para aeronaves do fabricante italo-francês ATR - Aviões de Transporte Regional.