Pinhel


Ao longo de três dias, de 3 a 5 de Junho, Pinhel recuou no tempo, com a sexta edição da Feira Medieval, evocando as Guerras Fernandinas travadas pela disputa do trono de Castela entre Fernando I de Portugal e Henrique II de Castela (século XIV). Este ano a iniciativa teve como tema “A Cidade Falcão “Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal”.
As ruas e praças do centro histórico da Cidade Falcão encheram-se de mercadores e também foram palco de cortejos e torneios, música, dança, artes circenses, espectáculos de fogo, encenações e muita animação de rua.
As tabernas deram vida e alegria à zona envolvente das torres do Castelo.
O primeiro dia do evento ficou marcado pela Ceia Medieval que juntou perto de 300 pessoas.
A presidir ao repasto estiveram os “alcaides” de Pinhel e Guijuelo, cidades geminadas / hermanadas desde 2019, prova de que vão longe os tempos de inimizades e lutas, prevalecendo agora a amizade e a cooperação entre territórios fronteiriços.
A Ceia foi acompanhada de vários momentos de animação, tendo culminado com muitos “vivas” a Pinhel e o tradicional “voo do Falcão”.
No final do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, mostrou-se visivelmente satisfeito por ver que, uma vez mais, a cidade e o concelho souberam unir-se para dar dimensão e visibilidade a um evento que se afirmou desde o primeiro ano e que continuará a tentar surpreender em cada nova edição.
A iniciativa regressa no primeiro fim-de-semana de Junho de 2023, com o tema Feira Medieval – A Cidade do Falcão “Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal”.