Pinhel


“Preservação ambiental” é o tema da 24ª Feira das Tradições e Actividades Económicas que vai decorrer em Pinhel, de 1 a 3 de Março. O certame foi apresentado, na última sexta-feira, 15 de Fevereiro, em Pínzio, pelo presidente da autarquia, depois da visita de campo a alguns projectos em curso, no concelho, na área da preservação ambiental.
Rui Ventura disse que o Município de Pinhel está empenhado em “contribuir para a pegada ecológica” e esta edição da Feira das Tradições será “o primeiro dos eventos” a adoptar medidas mais amigas do ambiente. “Vamos deixar de ter os copos de plástico pra ter copos recicláveis”, adiantou o autarca que para implementar a medida conta com a colaboração do grupo de cervejas Super Bock.
A campanha ambiental para a redução do uso do plástico, passa também pela sensibilização das escolas e de todos os que visitam o concelho de Pinhel. Rui Ventura garantiu que depois de ser adoptado, “este comportamento será para manter”.
Ao apresentar “o maior certame de Inverno da Beira Interior”, Rui Ventura disse que a Feira das Tradições e Actividades Económicas “é sempre um momento alto para Pinhel”. Ao longo de três dias, o concelho mostra as freguesias, a gastronomia e as empresas. “A Feira das Tradições serve para promovermos o nosso território, junta as freguesias e as gentes de Pinhel”, acentuou o presidente da autarquia.
A pensar na edição de 2020, Rui Ventura referiu que o tema já está escolhido e vai incidir sobre os 250 anos da cidade de Pinhel. E acrescentou: “Vamos esmiuçar um pouco mais a história de Pinhel”.
Quanto ao programa da edição deste ano, as actividades começam com o tradicional Desfile Alegórico alusivo ao tema da Feira – “Preservação Ambiental” (sexta-feira, dia 1, a partir das 14.00 horas). Os carros alegóricos acompanhados de cerca de 1200 participantes, oriundos da comunidade escolar de todo o concelho (alunos, professores e auxiliares) e de instituições como a ADM Estrela – Residência Léa Nobre, a Quinta do Pézinho e a Universidade Sénior, vão percorrer as ruas da cidade.
A inauguração da Feira está marcada para as 17.00 horas, no Centro Logístico, cerimónia que irá integrar a assinatura do Protocolo de Geminação entre Pinhel e Guijuelo, localidade espanhola conhecida pelo seu Presunto, produto de excelência que agora encontra no Vinho de Pinhel um parceiro e uma oportunidade de crescimento.
Nos dias da Feira terá lugar um vasto programa de animação musical com espectáculos de vários géneros, desde música tradicional a sonoridades mais contemporâneas, destacando-se os concertos de grupos locais mas também de bandas e artistas reconhecidos a nível nacional e internacional.
Nesta edição os grandes concertos estão reservados para os Amor Electro (sexta-feira, dia 1), Carlão (sábado, dia 2) e a fadista Ana Moura (domingo, dia 3).
Com mais de 55 mil visitantes em 2018, o Município de Pinhel continua a apostar na qualidade da organização e na oferta de melhores condições para quem expõe e também para quem visita a Feira.