Evento anual tem por tema “Música e Instrumentos”


A 23.ª edição da Feira das Tradições e Actividades Económicas vai decorrer entre sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, e Domingo, dia 11 de Fevereiro, no Centro Logístico de Pinhel. A edição de 2018 do certame promovido pela Câmara Municipal de Pinhel tem por tema “Música e Instrumentos”. O evento, que espera acolher mais de 50 mil visitantes inclui exposições, tasquinhas, concertos, salão de vinhos, tradições e costumes e música popular. “Qualidade e inovação têm sido os atributos que fazem deste certame um dos maiores do género na região, nesta época do ano, e é neste sentido que se apresenta a edição de 2018 que tem como principal preocupação proporcionar melhores condições a expositores e visitantes. Assim, a área coberta dedicada à Feira será ainda maior do que em edições anteriores e o número de expositores ronda os 200, distribuídos por diferentes espaços - Freguesias do concelho, produtores locais, agentes económicos e, ainda, a área de tasquinhas e bares”, de acordo com a Câmara Municipal de Pinhel, presidida por Rui Ventura.
A inauguração oficial da 23.ª Feira das Tradições está marcada para as 17.00 horas de sexta-feira. No entanto, antes disso, pelas 14.00 horas, decorrerá um desfile carnavalesco com a comunidade escolar, pelas ruas da cidade de Pinhel e com final em frente à Câmara Municipal. Para as 21.00 horas está agendado o espectáculo musical “Músicas da nossa vida - Disney” (com a Academia de Música de Pinhel, Banda Filarmónica de Pinhel e Banda Diplix), seguindo-se, às 22.30 horas, um concerto do grupo Prós & Contras. A animação prossegue pela noite e madrugada com os grupos Resistência, Os Red e Insert Coin. No sábado, dia 10 de Fevereiro, pelas 14.30 horas haverá um colóquio sobre “Música e Instrumentos” e decorrerá a cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Fotografia Objectiva Pinhel 2017. À noite haverá concertos dos grupos 2 Roll - Acoustic (21.00 horas), Trovas da Beira (21.30 horas), HMB (23.30 horas), Neim (1.00 horas) e Putzgrilla (3.00 horas). No domingo, último dia do certame anual, 11 de Fevereiro, pelas 15.00 horas, decorrerá a assinatura de protocolos entre a Câmara Municipal e os grupos e associações culturais do concelho de Pinhel. Meia hora depois, actuarão os grupos/associações culturais do concelho de Pinhel (Grupo de Bombos S. Bernardo - Quintã Bernardos, Grupo Concertinas CDEP, Grupo Concertinas Safurdão, Grupo Concertinas Freixedas, Grupo Concertinas Casa Povo Pinhel, Grupo de Concertinas de Alverca da Beira e Rancho Folclórico Flor do Campo de Souropires). Pelas 21.30 horas a Banda Repúblika animará um Baile de Carnaval com Concurso de Máscaras. Seguem-se as actuações de Matias Damásio (23.30 horas) e DJ Ibérica (2.00 horas).
O preço dos bilhetes diários é de 2 euros (no dia 9 de Fevereiro) e de 1 euro (nos dias 10 e 11 de Fevereiro) e a pulseira para os três dias do evento custa 3 euros. A entrada é gratuita para crianças até aos 11 anos de idade.