Pinhel


No âmbito do projecto “Pinhel, Cidade do Vinho 2020-2022”, o Município de Pinhel organizou uma exposição temporária que pretende dar a conhecer alguns aspectos relacionados com o trabalho da Vinha e a produção do Vinho. A iniciativa, que decorre até 30 de Setembro, é também uma homenagem às mulheres e aos homens do concelho de Pinhel que, através de um trabalho duro e diário, produzem os Vinhos de Pinhel, integrados na Região Vitivinícola da Beira Interior.
Na Casa da Cultura (antigo Paço Episcopal), a mostra integra um conjunto de 30 fotografias alusivas à Vinha, à Vindima e à produção de Vinho. A par das fotografias também estão expostos alguns utensílios utilizados antigamente e que, com a modernização dos processos, foram caindo em desuso, sendo agora verdadeiras “peças de museu”.
A exposição pretende assumir uma vertente mais dinâmica e alguns dos materiais são apresentados no espaço público, nomeadamente dois pipos de grande dimensão, junto ao Pelourinho, e um conjunto de videiras, em frente ao Posto de Turismo.
A par disto, pretende envolver-se a comunidade e, sobretudo as crianças, que a seu tempo poderão participar nesta iniciativa, ajudando a construir “uma sopa de letras” com palavras alusivas ao tema da exposição temporária.
Durante a iniciativa serão organizadas visitas guiadas a alguns lagares de varas que ainda subsistem no concelho de Pinhel, dado que esta exposição temporária tem também como objectivo dar a conhecer o território concelhio, integrado nos territórios vinhateiros da Beira Interior.
Está pensada e aprovada uma escultura para assinalar “Pinhel – Cidade do Vinho 2020 - 2022”, a instalar na rotunda junto da Adega Cooperativa de Pinhel.