Pinhel


O Executivo Municipal de Pinhel reuniu, no dia 3 de Março, no Salão Multiusos do Azêvo, Freguesia de Vale do Côa, retomando deste modo as “reuniões descentralizadas, optando por realizar a primeira reunião de cada mês numa das freguesias rurais do concelho”.
A questão do lítio e a situação da Ucrânia foram alguns dos assuntos abordados no período antes da ordem do dia.
Em relação à questão do lítio, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, voltou a dizer que tudo fará no sentido de esclarecer as muitas dúvidas que ainda existem, sublinhando que não abdicará de um estudo de impacte ambiental.
Relativamente à situação da Ucrânia, e em particular no apoio que pode ser dado ao povo ucraniano, o autarca explicou que foram estabelecidos contactos directos com as principais instituições de solidariedade social de âmbito nacional (AMI – Assistência Médica Internacional, Cáritas Portuguesa, Cruz Vermelha, UNICEF), no sentido de apurar a melhor forma de ajudar. No seguimento destes contactos, a autarquia considerou que a melhor forma de ajudar é fazê-lo através destas instituições que aceitam donativos monetários a fim de adquirir o que mais faz falta (medicamentos, alimentos, agasalhos e outros bens essenciais), garantindo que estes bens chegam ao povo ucraniano. A divulgação desta informação já começou a ser feita nos canais de comunicação do Município de Pinhel.
Na reunião também foi feito o balanço da Feira das Tradições, uma iniciativa que decorreu em Pinhel, de 25 a 27 de Fevereiro. Rui Ventura disse que o evento “foi um sucesso” na medida em que, uma vez mais, “conseguiu ser a melhor montra do concelho”, atraindo gente durante todo o fim-de-semana, o que a curto, médio e longo prazo será também sinónimo de mais pessoas interessadas em visitar Pinhel. O Presidente da autarquia aproveitou o momento para agradecer aos funcionários que “não se pouparam a esforços para fazer da Feira das Tradições o maior evento do concelho e da região”.