Pinhel


O Executivo da Câmara Municipal de Pinhel aprovou, na reunião de 24 de Novembro, as Grandes Opções e o Orçamento para 2023. O documento foi aprovado por maioria devendo agora ser sujeito a análise e votação por parte da Assembleia Municipal de Pinhel.
“Este é o Orçamento mais difícil de que me recordo”, começou por explicar o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, acrescentando que “o aumento do custo de vida (a vários níveis) e a inflação reflectiu-se, já este ano, no aumento de despesas associadas à energia eléctrica, aos combustíveis, à alimentação e aos transportes escolares, entre outras”.
Sendo 2023 “um ano imprevisível”, fruto destes aumentos associados à situação de guerra que se prolonga, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel assumiu que, ao elaborar o Orçamento do próximo ano, “tivemos de nos adaptar e mudar algumas estratégias”. “Não vamos parar, mas temos seguramente de abrandar, tendo em conta o objectivo que fixámos de pôr as contas em dia”.
Rui Ventura explicou que o objectivo passa por “reduzir o valor associado aos eventos de maior dimensão, sendo nossa expectativa reduzir em cerca de 50% as despesas associadas à realização da Feira das Tradições, das Festas da Cidade e do certame Beira Interior – Vinhos & Sabores”.
O autarca disse também que “em 2023 não iremos realizar a Feira Medieval”, acrescentando que esta “é uma decisão que não foi tomada de ânimo leve, mas que tem de ser”.
No tocante às obras, o autarca adiantou que “as que estão em curso e as que contam com apoio financeiro através dos fundos europeus, essas irão avançar”, já as obras que não tenham comparticipação, terão de aguardar.
Rui Ventura concluiu a apresentação do Orçamento para o próximo ano garantindo que apesar dos cortes, “o Município de Pinhel continuará a apoiar as Famílias e as Empresas”, motivo pelo qual os impostos municipais não irão aumentar, mantendo-se a gratuitidade dos transportes escolares e os apoios na acção social escolar. Apresentadas e discutidas as Grandes Opções que estiveram na base da elaboração do Orçamento para 2023, que contempla despesas e receitas na ordem dos 26 milhões de euros, o documento foi aprovado por maioria pelo Executivo Municipal, devendo agora ser sujeito a análise e votação por parte da Assembleia Municipal de Pinhel.