Pinhel | 18 de Junho de 2022


O espectáculo comunitário “Ouvir Hoje” produzido pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Pinhel no âmbito do Festival Cultural Raia Histórica, promovido pela CIM Beiras e Serra da Estrela, vai ser apresentado no dia 18 de Junho, no Largo de São Luís, em Pinhel.
Inspirado no projeto “Ouvir Ontem” (levantamento do património imaterial do concelho de Pinhel realizado em 2014), o espetáculo “Ouvir Hoje” apresenta canções de roda, romances, canções de romaria, canções de trabalho e modas executadas pelos tocadores de ouvido recolhidas em Azevo, Bouça Cova, Carvalhal, Freixedas, Lamegal, Manigoto, Pinhel e Santa Eufémia.
Em palco apresentam-se, individualmente e em conjunto, um grupo de jovens cantores da Associação Socioterapêutica de Almeida (ASTA), o grupo de música tradicional Trovas da Beira, a Banda Filarmónica de Pinhel e o Grupo de Bombos São Bernardo, num total de cerca de 50 artistas.
A ideia, a conceção, os arranjos e a direção musical do espetáculo são de Ângelo Lemos Marques.
O projeto foi apresentado e coordenado pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Pinhel, associação que actualmente tutela a Banda Filarmónica de Pinhel.
Depois de Pinhel, “Ouvir Hoje” vai ser apresentado em Figueira de Castelo Rodrigo (25 de Junho), Trancoso (8 de Julho), Almeida (9 de Julho) e Mêda (em data a definir) no âmbito do projeto Cultura em Rede 21/22 que contempla 15 projetos artísticos num total de 75 espetáculos a apresentar nos 15 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.