Pinhel


O Município de Pinhel convidou os utentes das IPSS do concelho a participar numa “Romaria” à Ermida de Nossa Senhora das Fontes, em Santa Eufêmia, na Freguesia de Vale do Massueime, para assinalar o Dia Internacional do Idoso. A iniciativa decorreu esta segunda-feira, dia 1 de Outubro, e incluiu a realização de diversas actividades culturais e desportivas.
Na sessão de acolhimento o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, lembrou a importância de assinalar esta data, proporcionando um dia diferente aos utentes das IPSS do concelho.
O técnico de Museologia da autarquia fez uma breve apresentação sobre a Ermida de Nossa Senhora das Fontes. Seguiu-se uma intervenção do pároco de Santa Eufêmia, padre Ricardo Fonseca, que lembrou a importância do local para o culto mariano.
Durante a manhã houve visitas à Ermida, jogos tradicionais e canções populares, actividades dinamizadas pelos serviços de Cultura e Desporto do Município de Pinhel, e também por voluntários que se juntaram a estas dinâmicas.
O almoço convívio foi em jeito de “merenda”, tal como é habitual nas romarias, seguindo-se a apresentação da peça de teatro “Uma Lição sem o Tonecas”, pela turma de Teatro da Universidade Sénior de Pinhel, e ainda, uma animada actuação do Grupo de Concertinas de Freixedas.