Pinhel


A inauguração do Miradouro da Faia integra o programa das comemorações do Dia da Liberdade, em Pinhel, que terão início às 10.00 horas com a cerimónia do Hastear da Bandeira seguida da Sessão Solene, em frente aos Paços do Concelho.
Outro dos momentos do programa será a inauguração da Estação de Serviço de Apoio a Autocaravanas, em Cidadelhe, uma obra a cargo da Junta de Freguesia de Vale do Côa, com o apoio do Município de Pinhel.
O Miradouro da Faia é um convite à contemplação e à descoberta de um vasto património natural marcado pelo curso do rio Côa, no concelho de Pinhel.
De acordo com a autarquia presidida por Rui Ventura, “este é o primeiro de vários investimentos que o Município de Pinhel pretende concretizar no âmbito do projecto “Ver e Sentir o Falcão” que integra a construção de uma Falcoaria (em Pinhel, junto ao Castelo) e vários miradouros ao longo do curso do rio Côa, interligados entre si por caminhos a percorrer a pé e em comunhão com a Natureza”.
Num investimento que ronda os 132 mil euros, “o Miradouro da Faia possui dois braços de escadas de acesso à paisagem, uma plataforma em consola sobre o rio Côa, com 45 m2 de área e à cota 496 (diferença de 210 metros de altura com o Côa) e uma plataforma de menor dimensão à cota 483”. O pavimento da plataforma principal é em chapa de ferro quadriculada na parte inicial e central.
A autarquia adianta que “na extremidade que se encontra em consola, o pavimento e as guardas de protecção são em vidro temperado, proporcionando uma vista ampla e desafogada sobre toda a paisagem, transmitindo ao visitante a sensação de estar a flutuar e permitindo que usufrua da vista a cem por cento, em 180 graus”.
A coincidir com as comemorações do Dia da Liberdade, Pinhel acolhe nos dias 25 e 26 de Abril o Festival de Ciência do Vale do Côa, projecto desenvolvido pela Fundação Côa Parque, em parceria com a Agência Nacional Ciência Viva, a Plataforma de Ciência Aberta e a Associação Transumância e Natureza, envolvendo directamente os municípios e os agrupamentos escolares dos concelhos de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Mêda e Torre de Moncorvo.