Pinhel
No terceiro domingo de cada mês, a Casa-Forte de Cidadelhe, no concelho de Pinhel, está aberta ao público, entre as 14.00 e as 18.00 horas, com entrada gratuita. Assim, nos três primeiros meses de 2023, a Casa-Forte de Cidadelhe estará aberta a 15 de Janeiro, 19 de Fevereiro e 19 de Março.
O espaço foi inaugurado em 2018 e nele pode ser visto e apreciado o famoso Pálio de Cidadelhe, assim como outras peças de interesse patrimonial. Neste passeio até Cidadelhe, a autarquia de Pinhel diz que “vale a pena uma visita à aldeia que é conhecida como o calcanhar do mundo”.
A “Casa-Forte de Cidadelhe” guarda e expõe em segurança o Pálio de Cidadelhe, uma peça com mais de 300 anos e que, devido ao seu valor, era guardado em segredo pelas gentes de Cidadelhe.
Antes da construção da Casa-Forte, o Pálio era guardado pelos habitantes da aldeia que mantinham em segredo o local onde se encontrava.
O Pálio de Cidadelhe é um elemento de atracção não só à aldeia que integra o Parque Arqueológico do Vale do Côa, mas também ao concelho de Pinhel.
O Pálio é uma peça de veludo carmesim típico de Veneza, bordada a ouro, prata e seda, datada de 1707.