Pinhel

A Assembleia Municipal de Pinhel aprovou, por unanimidade, a prorrogação do prazo para a aceitação da transferência de competências na área da Acção Social, até 1 de Janeiro de 2023. A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Daniela Capelo, responsável pelo pelouro da Acção Social, explicou que esta prorrogação adveio dos sucessivos atrasos na saída de legislação que regulamentasse esta transferência de competências. Na reunião que teve lugar no dia 28 de Fevereiro, também foi aprovado, por unanimidade, um voto de solidariedade, acompanhado por um minuto de silêncio, pela Ucrânia que está a alvo de uma ofensiva militar encetada pela Rússia.
A situação do programa de prospecção e exploração de lítio, no concelho de Pinhel, motivou algumas questões de alguns deputados ao Presidente da Câmara de Pinhel. Rui Ventura afirmou que continua, e continuará, a desenvolver esforços no sentido de travar um processo que, no seu entender, não foi devidamente clarificado, nomeadamente no que diz respeito aos impactos ambientais, mas também relativamente à sustentabilidade da actividade agrícola e, em particular, da vitivinicultura.
A Feira das Tradições, realizada no fim-de-semana de Carnaval, de 25 a 27 de Fevereiro, também foi tema de algumas intervenções, com mensagens de felicitações por mais uma edição que se distinguiu pelas condições criadas para acolher da melhor forma expositores e visitantes.
Rui Ventura disse que o balanço do evento foi positivo na medida em que, uma vez mais, conseguiu o propósito de dar a conhecer “o melhor de Pinhel”, promovendo o melhor da cidade e do concelho.