Pinhel


“Ribeirinha – A Rainha Sem Coroa - A Vida da Amante Favorita de D. Sancho I” é o título do livro, de Fernanda Vaz Godinho, que vai ser apresentado no dia 29 de Novembro em Pinhel. A cerimónia está marcada para as 16.00 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Pinhel.
Maria Paes da Ribeira foi a amante favorita de D. Sancho I. Com ela viveu os últimos anos da sua vida, depois de D. Dulce ter falecido, mas a relação entre os dois amantes terá começado muito antes. Entre uma linguagem coloquial que recria os ambientes da época e os factos históricos, “Ribeirinha, A Rainha sem Coroa” deixa transparecer a inteligência e o empenho que a protagonista coloca na ajuda a D. Sancho I, num período tão importante da vida de Portugal mas, sobretudo, realça a relação de amor e respeito que se estabeleceu entre os dois amantes.
Maria Fernanda Vaz Godinho nasceu em Lisboa, licenciou-se em Economia e fez mestrados em Gestão Escolar e Linguística, vertente de Lexicologia e Lexicografia. É professora de Economia.
Estará em Pinhel, concelho onde tem as suas origens, para apresentar “Ribeirinha – a Rainha sem Coroa – a vida da amante favorita de D. Sancho I”, romance histórico inspirado na relação entre Maria Paes da Ribeira (A Ribeirinha) e D. Sancho I.