Pinhel


Está a decorrer, até 20 de Outubro, o prazo para apresentação de propostas ao concurso público para concessão da exploração do imóvel Casa Grande, em Pinhel. Este imóvel faz parte do programa Revive – Reabilitação, Património e Turismo.
O anúncio do concurso público para a concessão de exploração deste imóvel foi enviado para publicação em Diário da República, no dia 22 de Junho de 2022.
O concurso da “Casa Grande”, em Pinhel, tem em vista a realização de obras, incluindo infra-estruturas, e posterior exploração para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro, estabelecimento de alojamento local na modalidade de estabelecimento de hospedagem, ou outro projecto com vocação turística, nos termos da legislação em vigor. A duração da concessão será por 50 anos. De acordo com o programa Revive – Reabilitação, Património e Turismo “a Casa Grande foi construída na primeira década do século XVIII junto à muralha de Pinhel, pertenceu à família Antas e Menezes, que na época detinha a alcaidaria-mor da vila.
Durante as Invasões Francesas o edifício foi ocupado pelas tropas francesas, que aí se instalaram no ano de 1810. Mais tarde, passou a pertencer à família Noronha e Avilez, e em finais do século XIX foi vendido ao Conde de Pinhel. No século XX a Casa dos Condes de Pinhel tornou-se sede do Grémio da Lavoura e nos anos 1973-1974 a cooperativa agrícola cedeu o espaço à Câmara Municipal de Pinhel. O solar, que estava então adossado ao edifício dos Paços do Concelho, foi objecto de algumas obras de conservação, passando depois a desempenhar funções de sede da autarquia”.
O imóvel, que actualmente está desocupado, tem planta rectangular irregular, desenvolvida horizontalmente, o edifício engloba zona habitacional e espaço de capela.