Pinhel


Na campanha deste ano a Adega Cooperativa de Pinhel produziu 14,2 milhões de litros de vinho, sendo cerca de 75% de tintos e 25% de brancos. O presidente da Adega Cooperativa, Agostinho Monteiro, adiantou ao Jornal A GUARDA que este ano “tivemos ainda um pouco mais de produção do que no ano passado”. “Este ano vai ser um dos melhores da Adega. Foi um ano muito bom em termos de vindima, as uvas estavam muito bem conservadas e o tempo também ajudou bastante, porque choveu pouco. Na generalidade, foi uma vindima seca e com sol, pelo que as expectativas são muito boas em termos de vinhos brancos e de tintos. Diria mesmo ao nível de 2011”, afirmou.
A Adega Cooperativa de Pinhel tem actualmente cerca de 1.500 associados, essencialmente do concelho de Pinhel, mas também alguns dos vizinhos concelhos de Almeida, Mêda e Trancoso. Comercializa vinhos com as insígnias “Varanda do Castelo”, “Pinhel Síria”, “D. Manuel I”, “D. João I”, “Pinhel DOC”, “Encosta do Côa” e “Espumante D. Manuel I”. Também tem três marcas concessionadas: “Tapada do Franco”, “Ponte Romana” e “Caravana Real”. Os vinhos são comercializados no país e no estrangeiro. “Incentivou-se o mercado do Brasil. Praticamente que duplicámos as vendas. Este ano exportámos 10 contentores. Retomámos as exportações para Angola e estamos neste momento a preparar um contentor. Também conseguimos entrar com a marca «Encostas do Côa» no Grupo Sonae e tentou-se dinamizar o mercado nacional dentro das possibilidades”, contou Agostinho Monteiro.
O presidente da Adega Cooperativa de Pinhel valoriza o certame Beira Interior - Vinhos e Sabores, que vai decorrer no fim-de-semana, naquela cidade, porque considera que “a afirmação da região é um processo conjunto”. “Todas as acções que visam promover os vinhos de Pinhel são positivas, porque permitem promover os vinhos da Beira Interior, mas, pessoalmente, entendo que a promoção dos vinhos de Pinhel deve ser feita fora de Pinhel e não em Pinhel”, disse.