Covilhã


A Oficina “Memórias de Vida” acontece esta sexta-feira, 22 de Março, às 14.30 horas, no Auditório do Museu de Lanifícios da UBI – Universidade da Beira Interior, da Real Fábrica Veiga, na Covilhã.
A iniciativa prevê a partilha de projectos que abordam as histórias e as memórias individuais e colectivas dos lanifícios como manancial de conhecimento, património imaterial e imaginário para novas expressões culturais e artísticas.
Este diálogo contará com as presenças de Paulo Serra, Rita Salvado, Patrícia Smith, Mafalda Castelo Branco, Sónia de Sá e Helena Correia que apresentarão projectos que registam, com diversas metodologias e objectivos, as vivências individuais dos empresários, técnicos e operários que trabalharam nas fábricas de lanifícios da Covilhã. A moderação estará a cargo de Marcos Palácios, Professor Catedrático Aposentado da UFBA e Docente convidado do LabCom / UBI.
No final da Oficina, os participantes terão oportunidade de visitar o Arquivo Histórico dos Lanifícios e apreciar as fontes documentais que permitem consolidar os testemunhos orais em projectos de memórias de vida.