Associação de Municípios da Cova da Beira


A Associação de Municípios da Cova da Beira lançou o novo Geoportal (https://sig.amcb.pt) sustentado numa arquitectura nova mais concretamente numa Infra-estrutura de Dados Espaciais, que integra os Sistemas de Informação geográfica dos Municípios, disponibilizando um conjunto de ferramentas de exploração e de manutenção da informação espacial, sobre temas essenciais para a gestão do território.
A Associação disponibiliza online os visualizadores com os temas que constituem a informação geográfica de cada município nomeadamente aquela exigia por lei bem como informação complementar e de interesse relevante para o cidadão e para os técnicos das autarquias.
Também disponibiliza numa perspectiva SupraMunicipal, projectos já desenvolvidos bem como outros que possam resultar de projectos conjuntos e que envolvam os municípios associados, nomeadamente de cartografia de risco, cartas educativas, cartas sociais e outras.
Um dos desafios da Associação de Municípios da Cova da Beira é a criação e configuração de uma base de dados por município que permita a utilização de serviços e codificações Open Geospatial Consortium- OGC de acesso livre a dados geográficos e funcionalidades de software, possibilitando que os utilizadores consigam incorporar os seus dados e serviços SIG em aplicações e dispositivos (fixos e móveis), bem como a partilha e a interoperabilidade da Informação Geoespacial, nomeadamente na Transição Energética, Descarbonização e Economia Circular e em projectos de Ordenamento do Território.
Recorde-se que a Associação de Municípios da Cova da Beira e os seus municípios têm ao longos dos anos conjugado esforços no desenvolvimento de uma Estratégia articulada de criação, desenvolvimento e implementação de uma plataforma de SIG intermunicipal. A Infra-estrutura de Dados Espaciais InterMunicipal SIG_AMCB criada em 2004 tem vindo a sofrer evoluções quer nas suas funcionalidades quer na variedade de informação georreferenciada disponibilizada.