Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola


O Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, distinguiu o vinho Beira Serra Reserva DOC 2017, na 10ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola. No total, foram submetidos a concurso 246 vinhos, entre brancos, tintos e espumantes.

O vinho Beira Serra Reserva DOC 2017, da Cooperativa Agrícola Beira Serra Vinhos (Vila Franca das Naves), foi distinguido, na categoria de vinhos brancos, com a medalha de ouro na 10ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, promovido pelo Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal.
No total, foram submetidos a concurso 246 vinhos – brancos, tintos e espumantes – colocados à prova por 99 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do país, Clientes e Associados do Crédito Agrícola.
O júri, constituído por enólogos, enófilos e jornalistas especializados no sector, distinguiu, durante as provas cegas realizadas a 21 de Outubro, 75 vinhos, dos quais 70 com a Medalha de Ouro, três com a Grande Medalha de Ouro (Artesano Perrum Reserva, Vinho Regional Alentejano 2021, da Elite Vinhos; Quinta da Carregosa Touriga Nacional Grande Reserva DOC Douro 2018, da Carregosa Vinhos; Quinta do Cerrado da Porta, Espumante Bruto Natural Super Reserva “Blanc de Blanc” Vinho Regional Lisboa Branco, 2019, do produtor Cerrado da Porta) e duas distinções para Vinho de Produção Sustentável.
Foram ainda distinguidos vinhos oriundos das regiões vitivinícolas dos Vinhos Verdes (uma medalha), Douro (15 medalhas), Dão (nove medalhas), Bairrada (três medalhas), Tejo (seis medalhas), Lisboa (sete medalhas), Península de Setúbal (oito medalhas), Alentejo (19 medalhas), Algarve (cinco medalhas) e Açores (uma medalha).
A Cerimónia de Entrega de Prémios, que assinalou a 10ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, contou com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, do presidente do Grupo Crédito Agrícola, Licínio Pina, do presidente da Associação dos Escanções de Portugal, Tiago Paula, do presidente do IVV, Bernardo Gouvêa, do presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão, representantes de Comissões Vitivinícolas Regionais, assim como produtores de várias regiões vitivinícolas e responsáveis das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo de todo o país.
O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola tem como objectivo promover e colocar à prova a qualidade dos vinhos nacionais, procurando gerar novas oportunidades de negócio e dinamização das comunidades onde desenvolve o seu trabalho em contacto directo com as pessoas. Esta é mais uma iniciativa do Grupo Crédito Agrícola para apoiar o sector vitivinícola, Cooperativas e Produtores locais, e o desenvolvimento das economias locais.
A Cooperativa Beira Serra, fundada em 1956,em Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso, tem actualmente mais de 550 associados, capacidade para uma produção de 5 milhões de litros de vinho por ano e uma longa tradição na produção, engarrafamento e comercialização de vinhos.