Mêda


A Câmara Municipal da Mêda organizou, a 24 e 25 de Novembro, uma feira de produtos endógenos do concelho, com grande destaque para os vinhos.
A Nave de Exposições do Mercado Municipal recebeu uma mostra de vinhos de região, com destaque para os vinhos brancos de altitude. A iniciativa contou também com produtores de azeite, mel, queijos e enchidos, doçaria e artesanato. A Mostra de Brancos da Mêda foi inaugurada pelo Secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação, Luís Medeiros Vieira.
O evento teve a presença de vários jornalistas e bloggers ligados a este sector, que puderam avaliar a beleza da região e todo o potencial da sua produção agrícola de excelência.
Na prova e classificação, os jornalistas consideraram os vinhos Xistos Altos (Douro), do produtor Muxagat e Souvall Colheita Seleccionada (Beira Interior) como os dois melhores brancos de Mêda. Paralelamente decorreu o Encontro Nacional de Enólogos, da responsabilidade da Associação Portuguesa de Enologia. Mais de 45 enólogos fizeram uma visita guiada às instalações da Quinta Vale de Aldeia, tendo provado dois vinhos brancos e um tinto da sua produção. “O Papel das Novas Tecnologias na Produção de Vinhos” foi o tema do debate que decorreu no auditório da Casa Municipal da Cultura da Mêda.