Mêda


A Câmara Municipal da Mêda deverá inaugurar, no dia 11 de Novembro, Dia do Feriado Municipal, as obras de construção de uma nova ponte que faz a ligação entre as aldeias de Outeiro de Gatos e de Aveloso e a beneficiação de uma Estrada Municipal que estava degradada. Segundo o autarca Anselmo Sousa, as duas obras estão concluídas e podem ser inauguradas naquela data, lembrando que representam um investimento global de cerca de 900 mil euros.
A construção da ponte sobre a Ribeira da Teja, que vem substituir uma ponte romana, custou cerca de 500 mil euros e representa a concretização de um desejo antigo dos habitantes e da Câmara Municipal. A antiga ponte romana que fazia a ligação entre as aldeias de Outeiro de Gatos e de Aveloso constituía um “perigo iminente” para os utilizadores e “preocupava muito a Câmara Municipal, porque passavam lá os autocarros, e já estava com fissuras. Era uma preocupação muito grande e era uma obra desejada há cerca de 15 anos. A Junta de Freguesia falava na obra e os técnicos alertavam para os riscos que a ponte corria”, referiu Anselmo Sousa. A ponte é de passagem obrigatória para as populações de Aveloso e de Prova.
Durante as obras de edificação da nova ponte, a Câmara Municipal da Mêda também procedeu à beneficiação da Estrada Municipal que faz a ligação Coriscada - Gateira e Gateira - Massueime (concelho de Pinhel), num investimento de cerca de 400 mil euros. “A beneficiação da estrada também já era uma pretensão antiga dos habitantes que a utilizam. A via estava completamente danificada”, lembrou o presidente da autarquia, referindo que com a intervenção agora realizada, numa extensão de cerca de quatro quilómetros, a estrada “ficou completamente remodelada ao nível de piso e das bermas”.