Manteigas


O Externato de Nossa Senhora de Fátima, em Manteigas, no ano lectivo 2014/2015, teve apenas a atribuição de três turmas pela Rede de Administração Escolar, contrariando a expectativa de quatro. De acordo com a Direcção deste estabelecimento de ensino, a atribuição de quatro turmas seria o “número indispensável para a gestão escolar, uma vez que no ano letivo transato foram conferidas quatro turmas, com análogo número de alunos”.
Esta situação levou a Câmara Municipal de Manteigas a interpelar ao Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, “uma vez que o encerramento do estabelecimento de ensino por incapacidade financeira aumentará a degradação dos níveis de acessibilidade à Rede de Serviços Públicos e implicará diretamente com a vida de 78 jovens alunos, dos quais, dez com dificuldade de aprendizagem”. Através de carta enviada no dia 10 de Outubro, o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Biscaia, questiona concretamente três premissas: “Qual o destino a dar ao corpo docente? Qual a solução para os 78 alunos? Como podem as famílias dar continuidade à vontade e desejo meritório de preparar e formar os seus filhos quando atravessam crise de emprego e inerentes dificuldades materiais e outras?”.
A Câmara Municipal de Manteigas solicitou ao Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar que equacione com a Autarquia a melhor solução para resolver o problema. Para a autarquia, o encerramento do Externato vai avolumar “as causas e consequência dum ciclo vicioso que compromete o desenvolvimento do Concelho, pondo em causa a esperança no futuro”.