Manteigas


Foi criada uma petição pública na Internet (http:/www.peticaopublica.com/psign.aspx?pi=PT76716), dirigida à PT Comunicações e à ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, que pede a melhoria do serviço de Internet na Freguesia de Vale de Amoreira, no concelho de Manteigas.
Na petição, que já foi assinada por mais de 190 pessoas, é referido que Vale de Amoreira “é uma pequena Freguesia de um dos mais pequenos concelhos do distrito da Guarda (Manteigas), onde como na Avenida da Liberdade, em Lisboa, as pessoas e empresas aí instaladas necessitam de ter um serviço de Internet digno de qualquer utilizador deste serviço”. E acrescenta: “Um serviço que não permite mais de 1 Mbps e com sucessivas interrupções não é digno do nosso século e da sociedade informatizada que temos hoje, seja numa grande cidade seja na mais recôndita aldeia”.
No documento é referido que a ANACOM e a PT Comunicações “foram já por diversas vezes alertadas para esta situação derivada principalmente por estarmos a mais de 6 kms do ponto mais próximo de distribuição de Internet por ADSL (Valhelhas) que com esta distância empobrece o sinal que quando chega à nossa freguesia é quase insignificante”. “Esta revolta agrava-se quando passam nos nossos terrenos, a menos de 200 metros do centro da aldeia, as ligações de Internet por Fibra que passam para Manteigas e a empresa PT Comunicações recusa-se a fazer a instalação para o centro da aldeia”, referem os autores da petição pública.
De acordo com o documento, “a solução já proposta a estas entidades, e a mais simples e barata, é esta ligação do serviço por Fibra ao centro da Freguesia”, no entanto, é referido que “tal foi recusado pela PT Comunicações e ANACOM, por causa do número reduzido de utilizadores não o justificar”. “Podemos ser uma aldeia pequena mas queremos demonstrar a dimensão desta insatisfação com esta petição e ajudar a repercutir os seus efeitos para outras Freguesias pelo país que estão na mesma situação”, alertam os responsáveis.