Manteigas


A vila de Manteigas vai celebrar os 90 anos de idade do padre Francisco Salvado Gralha, antigo pároco de Santa Maria, no dia 4 de Janeiro de 2018. O programa, que está a ser preparado pelo actual pároco, padre Luís Pardal Freire, começa às 18.00 horas com a celebração da Missa, na Igreja de Santa Maria, presidida pelo Bispo da Diocese, D. Manuel Felício. Segue-se, às 19.30 horas, um jantar convívio, com inscrição, nas instalações da Banda da Boa União – Música Velha. Este momento festivo termina com um Concerto de Natal na Igreja de Santa Maria, às 21.00 horas. O Grupo Coral Paroquial vai apresentar cânticos, principalmente composições de sabor litúrgico da autoria do padre Gralha.
“Ordenei-me para servir, estive ao serviço das pessoas e foi isso que fiz ao longo da minha vida”, disse o padre Francisco Gralha ao Jornal A GUARDA. Depois de uma breve passagem pelo arciprestado do Fundão e de ter sido convidado para integrar a equipa do Seminário de Gouveia, o bispo D. Domingos, nomeou-o como pároco de Santa Maria, de Manteigas. “Fui para Manteigas era um rapazito novo”, explicou. E acrescentou: “Estive 49 anos em Manteigas e deixei de ser pároco quando fiz oitenta anos, mas continuo a ajudar”.
Ao olhar para trás, o padre Francisco Gralha diz que foi muito feliz e que “sempre se preocupou com os outros”. Tem um carinho muito especial por Manteigas, terra que lhe diz tudo e onde continua a residir e a ajudar, sempre que lhe pedem.
O padre Francisco Salvado Gralha nasceu a 4 de Janeiro de 1928 e, depois de frequentar os Seminários Diocesanos, foi ordenado sacerdote a 16 de Julho de 1950.
Nos trabalhos pastorais foi coadjutor do padre António Roque Abrantes Prata, natural de Manteigas, em Loriga e Cabeça (Seia). Foi pároco de Castelejo, Enxabarda e Açor (Fundão) e, mais tarde, em Santa Maria (Manteigas), Verdelhos, São Pedro (Manteigas), Sameiro, Vale de Amoreira e Valhelhas. Desempenhou os cargos de arcipreste em Manteigas/Belmonte, e de confessor no Seminário do Fundão. Apesar de estar a celebrar 90 anos de idade ainda colabora com o actual pároco de Manteigas.