Manteigas


O Município de Manteigas está a promover o Orçamento Participativo de Manteigas 2022, com a submissão de propostas de 1 a 30 de Junho. Podem participar cidadãos ou grupo de cidadãos recenseados, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no Concelho de Manteigas, com idade igual ou superior a 16 anos. Cada participante ou grupo de participantes pode apresentar uma proposta. A proposta deve ser fundamentada e orçamentada, não podendo ultrapassar o valor de 25 mil euros se o seu âmbito for de Freguesia. Ao Orçamento Participativo de Manteigas, para o ano civil 2022, foi atribuído um montante de 100 mil euros.
A avaliação técnica e discussão pública das propostas decorre de 1 a 15 de Julho 2022. Segue-se, de 16 a 31 de Julho de 2022, a apresentação pública das propostas validadas, que serão submetidas a votação. A votação das propostas será de 1 a 31 de Agosto 2022 e a apresentação pública dos resultados da votação de 1 a 31 de Outubro 2022.
O Orçamento Participativo é um processo através do qual os cidadãos de uma comunidade têm a oportunidade de decidir sobre o destino de uma parte dos recursos públicos disponíveis.
Visa incentivar a participação dos munícipes nas deliberações da Autarquia, aproximando-os das políticas públicas. É uma forma de dar voz às necessidades e expectativas dos cidadãos e de desenvolver neles competências participativas e de cidadania.