Manteigas


A Rede de Cidades e Vilas de Excelência vai atribuir a Bandeira “Cidade de Excelência – Nível III”, ao município de Manteigas, como reconhecimento público do meritório trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação da cidade. A cerimónia está marcada para hoje, 12 de Setembro, às 15.00 horas, na Câmara Municipal de Manteigas.
Os fundamentos para tal acontecimento, prendem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Acção Local proposto pela Câmara Municipal de Manteigas aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos “Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana” e “Cidade ou Vila Turística”. A entrega deste galardão por parte da Rede de Cidades e Vilas de Excelência reconhece o manancial de planos, projectos, acções ou iniciativas, em contexto turístico, que tiveram ou terão lugar no espaço público de Manteigas, almejando assim tornar este núcleo urbano cada vez mais num espaço que promove um turismo dinâmico e com aproveitamento sustentável dos seus recursos naturais, históricos e culturais. Em contexto de Regeneração e Vitalidade Urbana, destaca-se o conjunto de acções qualificadores do espaço urbano de Manteigas, que se encontram executadas, em execução ou em fase de projecto. Estas acções visam promover a regeneração urbana consolidada em espaços de vitalidade urbana e aproveitar o seu património de forma sustentável e inteligente.
A autarquia destaca os seguintes planos e estudos em desenvolvimento em Manteigas: Requalificação do Ribeiro da Vila para Plataforma “Manteigas Trilhos Verdes”; Centro de Criatividade, d’Inovação Social e Biblioteca; Alteração e Ampliação do Posto de Turismo para “Manteigas Welcome Center”; Reabilitação do Bairro Social do Alardo; Centro de Energia Vida e de Montanha da Serra da Estrela; Passadiço do Zêzere; Rede Wifi Manteigas; Requalificação das Escolas do Ensino Básico de Manteigas.
Estas acções” levaram à atribuição da Bandeira de Cidades de Excelência - Nível III, tornando Manteigas um caso de Excelência no âmbito da regeneração e vitalidade urbana e do turismo”, refere a autarquia.