Manteigas


A cantora Mónica Ferraz é a cabeça de cartaz da XXII edição da Expo Estrela - Feira de Artesanato e Mostra de Actividades de Manteigas que vai decorrer de 14 a 17 de Fevereiro, na quadra de Carnaval, quando a região da Serra da Estrela acolhe milhares de visitantes. O certame é realizado anualmente com o objectivo de dinamizar o tecido socioeconómico do concelho e de divulgar os produtos locais.
A Expo Estrela - Feira de Artesanato e Mostra de Actividades de Manteigas junta 60 expositores e integra artesanato, comércio, indústria, serviços, associativismo, gastronomia, um desfile de Carnaval e muita animação.
Em relação à animação musical, este ano, de acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Saraiva Cardoso, a organização decidiu privilegiar a prata da casa. Para além do espectáculo de Mónica Ferraz haverá, entre outros momentos, actuações das duas Bandas Filarmónicas da vila e do grupo de música popular “Os Narcisos”. “Temos qualidade musical e é isso que queremos transmitir”, disse o autarca.
Quanto ao futuro, o responsável adiantou ao Jornal A Guarda que a autarquia está a ponderar “muito seriamente alterar a data da realização (da Expo Estrela) e promover mais eventos em vez de um anual”. É intenção do Município e da organização “fazer feiras temáticas sobre energias renováveis, produtos endógenos e de outro tipo, porque já sabemos que no Carnaval temos os alojamentos esgotados com alguma antecedência e, se calhar, a única coisa que podemos oferecer complementarmente é animação”. “Equacionamos a possibilidade de transferir as feiras para datas em que, normalmente, temos menos gente a visitar-nos, sobretudo nos meses de Maio e de Junho, de Outubro e de Novembro”, admitiu o autarca. Adiantou ainda que a Fábrica do Rio “vai ficar preparada para acolher feiras desta natureza, com cerca de 40 a 45 expositores, o que é muito razoável para a nossa dimensão”.