Manteigas | Sameiro


As medidas de apoio aos Municípios afectados pelos incêndios deste Verão, nomeadamente da área do Parque Natural da Serra da Estrela, foram apresentadas pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no último sábado, 17 de Setembro, em Manteigas.
“Sobre a estimativa dos prejuízos identificados até ao momento, na sequência dos incêndios de 2022, apontamos para um levantamento de 85 milhões de euros em 14 municípios”, disse Ana Abrunhosa.
Depois de ter reunido com os autarcas locais, a Ministra adiantou que o levantamento dos prejuízos diz respeito a 14 concelhos, nomeadamente os da Serra da Estrela (Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia), que foram afectados pelo grande incêndio do mês de Agosto.
Estão também incluídos oito concelhos - Carrazeda de Ansiães (Bragança), Mesão Frio (Vila Real), Murça (Vila Real), Vila Real, Albergaria-a-Velha (Aveiro), Alvaiázere (Leiria), Ansião (Leiria) e Ourém (Santarém) - que registaram uma área ardida igual ou superior a 4.500 hectares.
Ana Abrunhosa disse que está em causa uma área ardida de 57 mil hectares, 28 mil dos quais no Parque Natural da Serra da Estrela.
A lista dos prejuízos inclui danos públicos e privados, nomeadamente a perda de 14 habitações permanentes, num valor estimado de 1,5 milhões de euros.
Há ainda a registar danos em 36 empresas, com um prejuízo estimado de cinco milhões de euros.
A ministra lembrou que o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, um pacote de 200 milhões de euros para minimizar os prejuízos no conjunto destes territórios.
Ana Abrunhosa explicou que há medidas de emergência (para concretizar até final de 2022) e medidas de resiliência e competitividade (a implementar até Junho de 2023), tendo as primeiras um valor de 112 milhões de euros e as segundas de 88 milhões de euros. Disse que grande parte destes apoios será a fundo perdido.
Nesta passagem por Manteigas, a Ministra visitou a Freguesia de Sameiro, para se inteirar dos prejuízos causados pelas inundações que se verificaram naquela localidade, no dia 13 de Setembro.