Manteigas - Taça do Mundo de Parapente


Os melhores pilotos do mundo vão passar por Manteigas, na prova da Taça do Mundo de Parapente que vai decorrer de 29 de Junho e 6 de Julho. A prova, que conta para o campeonato mundial da modalidade, já tem confirmada a presença de “125 dos melhores pilotos do mundo, oriundos de 25 países, de todos os continentes”.
De acordo com a informação avançada pela organização, estão inscritos pilotos do Japão, Rússia, França, Suíça, Itália, China, Brasil, Alemanha, Turquia, Áustria, Reino Unido, Espanha, República Checa, África do Sul, Eslováquia, Polónia, Holanda, Irão, Ucrânia, Portugal, Nova Zelândia, Suécia, Bósnia, Noruega, Chile.
Na apresentação da prova, o presidente da autarquia disse que o Concelho de Manteigas possui “excelentes condições para a realização de eventos desta magnitude” atendendo às “condições naturais do vale glaciar, boas descolagens e meteorologia favorável”. Esmeraldo Carvalhinho referiu que “O sítio da Azinha, na freguesia de Sameiro, é o melhor local da Península Ibérica para provas de competição”.
A prova, com a marca da Pearagliding World Cup, é organizada pela WIND – Desporto, Natureza e Aventura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas.
José Cardoso, técnico da WIND, adiantou que a Taça do Mundo é composta por um circuito de cinco provas. As duas primeiras decorreram em França (Coeur de Savoie) e na China (Linzhou), estando a terceira marcada para Portugal (Manteigas) e as duas seguintes para o Brasil (Pico de Gavião) e Argentina (Loma Bola). No final das cinco provas, haverá a Super Final, para apurar o campeão mundial do circuito, “um evento que dificilmente terá lugar em Portugal, uma vez que acontece nos meses de Inverno”.
Esmeraldo Carvalhinho adiantou que a realização deste evento, juntamente com a Feira Antiga e a prova de Granfondo, “vai fazer aumentar o fluxo de pessoas e fortalecer o tecido económico do concelho de Manteigas”. Nas três actividades programadas para o final de Junho, princípio de Julho, o investimento do município de Manteigas ronda os 180 mil euros.