Iniciativa começa em Dezembro deste ano


O Municipio de Manteigas vai promover o projecto CARE - Acção Cultural para os Refugiados na Europa. Na concretização deste projecto, o Município presidido por Esmeraldo Carvalhinho conta com a parceria de municípios e Associações de 5 países europeus, nomeadamente, a Itália, França, Espanha e Bulgária. Este projecto terá início em Dezembro de 2018 e duração de dois anos.
De 28 de Setembro a 5 de Outubro, o Município de Manteigas e a ACTIVA - Associação de Artes e Património de Manteigas, enquanto parceiros do projecto “NET-MED - Promoção da solidariedade europeia nas pequenas comunidades”, desenvolvido no âmbito do Programa “Europa para os Cidadãos”, também participaram no Encontro que aconteceu em Seneghe/Sardenha.
Este projecto europeu delineou uma linha imaginária no Mediterrâneo que conecta a Europa oriental à ocidental, ligando Pale-Praca/Bósnia Herzegovina e Manteigas/Portugal, passando por San Valentino em Abruzzo/Itália e Olesa de Bonesvalls na Catalunha/Espanha, com epicentro em Seneghe/Sardenha. O projecto teve como principal objectivo fomentar o diálogo intercultural e o humanitarismo, numa conjuntura europeia de intolerância face à última grande crise migratória, e estimular valores de solidariedade e humanitarismo.
O Encontro contou com a presença de todos os Municípios envolvidos, assim como um vasto conjunto de associações de cariz cultural, social e humanitário, que participaram em seminários e debates relacionados com o tema das migrações e do intercâmbio cultural. De realçar a última actividade do projecto, um flash-mob, realizado na praia de Santa Catarina/Sardenha, onde os Presidentes de Câmara dos cinco Municípios parceiros simularam a chegada de um barco de imigrantes, com o objectivo de consciencializar os cidadãos do espaço europeu para esta dramática e controversa temática e, ao mesmo tempo, desencadear dinâmicas de acolhimento estruturado.
A participação no projecto “NET-MED - Promoção da solidariedade europeia nas pequenas comunidades” e no projecto “CARE - Acção Cultural para os Refugiados na Europa” é justificada pela Autarquia por Manteigas ser “terra de migrantes”
Ambos projectos foram elaborados pela Eurocivis, Associação com sede em Barcelona que se dedica ao desenvolvimento e gestão de projectos europeus.