De 6 a 8 de Dezembro


A Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda vai realizar o 23º Encontro Distrital de Associações Juvenis, nos dias 6, 7 e 8 de Dezembro, na Vila de Manteigas.
A iniciativa pretende promover a reflexão e discussão, tendo como ideias chave, os conceitos de juventude e participação social, os jovens e a democracia, cidadania activa, comunicação inclusiva e educação não formal.
Destaque para o painel intitulado “A Importância das Associações Juvenis no Interior”, no qual serão dados a conhecer alguns projectos de associações do distrito da Guarda, como por exemplo na área do Voluntariado Jovem. Será ainda apresentado o Projecto Geopark Estrela (Associação Geopark Estrela) por Emanuel Castro.
Os participantes terão ainda oportunidade de visitar o património natural e edificado do concelho de Manteigas, inserido no parque Natural da Serra da Estrela e conhecer Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere.
Haverá também tempo para as associações juvenis apresentarem, na habitual mostra associativa, o que de melhor fazem junto dos jovens e suas comunidades, numa perspectiva cultural e social.
O debate sobre políticas públicas de juventude terá lugar no domingo, na tradicional “Hora de partir a loiça!”, seguindo-se a apresentação e votação do documento de conclusões.
Para além disto, o 23º Encontro Distrital de Associações Juvenis proporcionará inúmeros momentos de partilha, convívio, e troca de experiências, contando com representantes das Federações Regionais, bem como da Federação Nacional de Associações Juvenis - FNAJ, estimando-se a presença nos três dias de cerca de uma centena e meia de participantes, que terão oportunidade de descobrir o património, cultura e gastronomia do concelho de Manteigas, bem como contribuir para o seu desenvolvimento económico. Os trabalhos do Encontro decorrem no Auditório do Centro Cívico de Manteigas.