Festival de Outono divulgou gastronomia local e potencialidades naturais


“Temos de ter actividades ao longo de todo o ano, atraindo cada vez mais turistas para este território de montanha” considera Esmeraldo Carvalhinho, presidente da Câmara Municipal de Manteigas. No balanço do Festival de Outono, que decorreu de 8 e 10 de Novembro, na Praça Municipal, o autarca disse que “a actividade é para continuar” pois “realiza-se numa época do ano em que há quase um vazio de actividades aqui à volta”.
Em declarações ao Jornal A GUARDA explicou que é preciso “aproveitar para receber bem e satisfazer os que nos visitam nesta época do ano, pois o turismo da Serra da Estrela não é só sazonal, não é só no tempo da neve e até acontece mais fora dessa altura”.
Esmeraldo Carvalhinho destacou o “crescimento enorme da indústria hoteleira” e considera que “Manteigas tem neste momento uma qualidade extrema em alojamento”. Lembrou que “o único hotel 5 estrelas, da Serra da Estrela, está localizado em Manteigas”.
Neste segmento de mercado “o concelho está no bom caminho” e “no início do próximo ano teremos mais um hotel, o Vila Galé, também de grande envergadura em termos de dimensão, que está perfeitamente integrado na paisagem”. O autarca considera que esta nova unidade “em termos do número de quartos vem aumentar substancialmente a oferta existente que já é acima da média da região”. E acrescentou: “Nós temos em Manteigas mais camas disponíveis do que têm algumas cidades maiores do que nós, na região”. Por esta e outras razões não tem dúvidas em afirmar que “Manteigas está na moda e está no bom caminho”.
O Festival de Outono que juntou grande número de visitantes serviu para promover e divulgar a gastronomia local e todas as potencialidades naturais, numa estação do ano - outono - onde as cores douradas dão outro colorido às encostas e vales. “Aproveitamos uma época de pouco movimento para a trair visitantes através dos nossos produtos, através da nossa gastronomia”, disse Esmeraldo Carvalhinho ao Jornal A GUARDA.
O desfile de moda “Manteigas Dourada”, centrado nas cores do Outono, o Trail “Trilhos do Burel”, a Prova das Sopas de Outono a saída de campo “Conhecer e Reconhecer Cogumelos Silvestres e Plantas Aromáticas e Medicinais”, um showcooking promovido pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, o concurso “Doce e Salgado de Outono” e o “Magusto e Prova de Jeropiga Caseira”, foram algumas das actividades que fizeram parte do programa que animou Manteigas ao longo de três dias.