Concelho tem maior número de geossítios


A localização da futura sede da Associação Geopark Estrela é um assunto que “terá de ser discutido no seio do Geopark”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas. Esmeraldo Carvalhinho adianta, no entanto, que Manteigas “está na linha da frente” para acolher este organismo, uma vez que é o concelho com maior número de geossítios. “Manteigas tem o maior volume de geossítios de todo o Parque”, explica. E acrescenta: “No momento certo havemos de decidir”.
A Associação Geopark Estrela (AGE) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, com objectivos de utilidade pública e que durará por tempo indeterminado, com sede provisória no Instituto Politécnico da Guarda. Foi criada por escritura pública no dia 6 de Maio de 2016, para, entre outros aspectos, promover e realizar acções tendentes a um desenvolvimento socioeconómico, cultural e ambiental, sustentável e equilibrado dos municípios e da região Serra da Estrela, nomeadamente através da gestão da área classificada de “Geopark Mundial da UNESCO”.
O Geopark Estrela envolve uma área de 2.216 Km2 e cerca de 170.000 habitantes, pertencentes aos municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia.
A Associação Geopark Estrela entregou, em Novembro de 2017 a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO.