Manteigas


O Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere (CIVGLAZ), inaugurado em Março de 2013, em Manteigas, já foi visitado por 8.345 pessoas, anunciou a Câmara Municipal. De acordo com a autarquia, o equipamento recebeu 6.024 visitantes entre Março e Dezembro de 2013, muitos deles da região, e 2.321 entre Janeiro e Agosto de 2014. De acordo com o presidente da autarquia, José Manuel Biscaia, “são essencialmente os portugueses” que visitam o Centro Interpretativo, seguindo-se os holandeses e os franceses. O autarca reconhece tratar-se de “um bom número” de visitantes, embora a autarquia ainda tencione aumentar a capacidade de atracção do espaço com a venda e promoção de produtos locais e com a sua divulgação no concelho de Belmonte, no âmbito de um protocolo a celebrar com aquele Município vizinho.
O CIVGLAZ possui vários equipamentos interactivos e de multimédia, com destaque para uma sala onde o visitante faz uma viagem virtual em balão de ar quente sobre o Vale Glaciar. A lareira da antiga Casa do Guarda-Florestal mostra, através de meios audiovisuais, as vivências passadas no seu interior e as “Janelas do Passado e do Presente de Manteigas” informam sobre a vila actual e a do início do século passado. Quatro ecrãs interactivos divulgam os habitats mais importantes do Vale Glaciar e uma mesa interactiva dá a conhecer a rede de percursos pedestres do projecto “Trilhos Verdes”.
Recorde-se que o CIVGLAZ foi criado no âmbito da estratégia de promoção do Vale Glaciar do Zêzere, iniciada em 2010, com a candidatura às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, na categoria de grandes relevos.