Manteigas


A Câmara Municipal de Manteigas vai promover nos dias 4, 5 e 6 de Novembro, a segunda edição do Festival de Outono, com o objectivo de atrair visitantes nesta altura do ano e de divulgar as paisagens, a cultura e a gastronomia da região. O evento, que vai decorrer no recinto da Praça Municipal inclui animação musical, gastronomia (truta, cabrito, feijoca, castanha e cogumelos), actividades de showcooking um desfile de moda e um magusto, entre outras actividades. O festival começa pelas 18.00 horas do dia 4 de Novembro com uma arruada, seguindo-se às 21.30 horas um desfile de moda (com peças de burel produzidas por Mammy Susy & Ecolã), um concerto com Miguel Araújo (22.30 horas) e a actuação do DJ Re Wax (24.00 horas). No dia seguinte, pelas 9.00 horas haverá uma caminhada de identificação de cogumelos silvestres, um work-shop infantil culinário (11.00 horas), desportos de Natureza (11.30 horas), uma exposição de cogumelos silvestres (14.00 horas), showcooking (15.30 horas) com a mini chef Rosarinho, o chef Valdir Lubave e o chef Manuel André, e concertos de The Swwet Children (21.30 horas), Cais Sodré Funk Connection (22.30 horas) e DJ Marl.on (24 horas). No último dia, 6 de Novembro, haverá uma caminhada pela Rota das Faias (9.00 horas), a plantação e apadrinhamento de árvores (11.00 horas), desportos de natureza (11.30 horas), showcooking pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas (15.00 horas) e pela mini chef Nair (16.30 horas). Para as 17.30 horas está marcado um magusto. O Festival termina pelas 20.00 horas.
Na conferência de imprensa de apresentação do programa do Festival de Outono, realizada na sexta-feira, dia 21 de Outubro, no CIVGLAZ - Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, Elisa Bogalheiro, da organização, referiu que o mesmo assenta em dois pilares importantes: a gastronomia e a natureza. Anunciou que durante o festival, com entrada livre, será comercializada uma nova cerveja artesanal de castanha, produzida pela empresa Rools Beer de Pombal. O representante da marca, Aníbal Lopes, explicou que a empresa foi desafiada há cerca de quatro meses para produzir uma cerveja de castanha. “Depois de um primeiro teste chegámos a esta fórmula. No festival vamos ter cerveja à pressão e em garrafa”, adiantou.
O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Biscaia, também presente no encontro com os jornalistas referiu que o Festival a realizar entre 4 e 6 de Novembro pretende atrair visitantes e divulgar a Serra da Estrela no Outono, visto que “confunde-se muitas vezes a Serra da Estrela com o Inverno” e com a neve. “A Serra da Estrela é um quadro vivo nas quatro estações do ano” e no Outono “tem paisagens que não encontramos noutros pontos do país”. Em sua opinião, a Serra da Estrela “é um templo da Natureza e deve ser tratado como tal”. Referiu que a Serra “não funciona só no Inverno”, pois “temos neste momento mais turistas nas estações do ano que vão além do Inverno”. “Temos um novo figurino de turistas: do ambiente, da natureza e da aventura. Estamos a ter visitas dos países nórdicos, do centro da Europa e mesmo de portugueses que procuram o verde, a aventura e a montanha”, declarou.
José Manuel Biscaia disse que no primeiro Festival de Outono não foi feita a contagem dos visitantes, mas na segunda edição a organização está a contar com a presença de “mais de 2 mil pessoas” em Manteigas. Disse ainda que com a iniciativa saem beneficiados o turismo, a restauração e a hotelaria. Referiu que o acolhimento de visitantes irá melhorar em breve com a conclusão das obras de recuperação da Pousada de São Lourenço e com a construção de um novo Hotel na vila, por iniciativa do empresário João Clara. Na conferência de imprensa, foi também anunciada a realização do III Imaginature - Festival de Fotografia e Vídeo, que decorrerá nos dias 19 e 20 de Novembro. Nos dois eventos o Município de Manteigas investe cerca de 60 mil euros.