Manteigas


O Município de Manteigas promove entre os dias 8 e 10 de Novembro, na Praça Municipal, o Festival de Outono, tendo em vista a promoção e divulgação da gastronomia local e de todas as potencialidades naturais, numa estação do ano - outono - onde as cores douradas dão outro colorido às encostas e vales.
O desfile de moda “Manteigas Dourada”, centrado nas cores do Outono, promete ser arrojado e inovador, logo na primeira noite do certame, dia 8 de Novembro. Nessa mesma noite, o espectáculo do Rouxinol Faduncho garante animação e muita gargalhada.
O dia 9 de Novembro será marcado pela realização do Trail “Trilhos do Burel”, que irá percorrer veredas e caminhos do Concelho em três diferentes distâncias (36km, 25km e 13km), bem como uma caminha de 13km, cujo evento conta com a parceria da Associação Desportiva de Manteigas e do Grupo BTT de Manteigas.
A Prova das Sopas de Outono encerra a tarde do dia 9 de Novembro, um concurso que irá levar à mesa os melhores sabores locais da época, numa iniciativa conjunta com o Agrupamento 232 São Pedro - Manteigas - Corpo Nacional de Escutas. A noite do segundo dia será animada pelo concerto do Grupo Coral de Manteigas e a «Festa das Cores» com o Dj Trindade & Luís Serra - Sax Live Act.
O dia 10 de Novembro inicia-se com a saída de campo “Conhecer e Reconhecer Cogumelos Silvestres e Plantas Aromáticas e Medicinais”, com recolha e exposição posterior dos exemplares no recinto do Festival. Para o início da tarde está agendado um showcooking promovido pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas.