Manteigas


“As imagens (que) marcam o lugar” é o tema do VI Festival de Fotografia de Paisagem - IMAGINATURE 2019, que decorre em Manteigas, no Auditório Municipal, de 22 a 24 de Novembro.
A edição deste ano ficará assinalada pela Masterclass “Técnica e Visão por detrás da Viagem Etérea”, do fotógrafo francês Alexandre Deschaumes, pelo debate sob o mote “A Fotografia e os Lugares: promoção ou destruição?” e ainda por diversas apresentações que vão subir ao palco do evento através de um vasto e rico conjunto de oradores/fotógrafos.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Manteigas, promove e valoriza o património paisagístico da região, atrai os amantes da fotografia de paisagem e conta com a presença de 11 oradores de referência. “Entre masterclass, palestras, passeio fotográfico, concurso de fotografia e demonstração de equipamento, esta é a oportunidade perfeita para trocar ideias e partilhar conhecimentos”, refere o Município de Manteigas.
O primeiro dia do evento é dedicado à comunidade escolar, nomeadamente ao 3.º Ciclo, Secundário e Profissional, com a realização de sessões sobre o tema “Explorar e Fotografar a Paisagem”, bem como respectiva saída de campo, sob a orientação do Museu da Paisagem, cuja iniciativa se integra na Comemoração do Dia da Floresta Autóctone.
O IMAGINATURE acolhe também o concurso de fotografia nacional de natureza, que este ano celebra 33 anos. A edição deste ano contou com cerca de uma centena e meia de participantes com perto de 750 imagens. O Concurso Fotográfico de Manteigas irá reconhecer os fotógrafos que se destacaram nos seguintes temas: “Manteigas: Vale por Natureza”, “Paisagens Naturais de Portugal” e “As imagens (que) marcam o lugar”. A iniciativa vai distinguir o Fotógrafo de Paisagem do Ano.