Manteigas


O Município de Manteigas organiza, nos dias 27 e 28 de Outubro, o V Festival de Fotografia de Paisagem - IMAGINATURE 2018. A edição deste ano, que decorre no Auditório Municipal, tem como tema “Paisagens Interiores”, e apresenta algumas novidades, nomeadamente o passeio fotográfico, o debate sob o mote ‘Um Outro Olhar: A Mulher na Fotografia de Paisagem’ e ainda a distinção do Fotógrafo de Paisagem do Ano.
“Em pleno Outono, esta é a época certa para os amantes da fotografia e da natureza visitarem a região da Serra da Estrela, pintada de dourado”, explica a organização. Ao promover e valorizar o património paisagístico, a iniciativa atrai os amantes da fotografia de paisagem e conta com a presença de 12 oradores de referência, incluindo dois espanhóis. Entre exposição de fotografia, masterclass, palestras, passeio fotográfico, concurso de fotografia e demonstração de equipamento, esta é a oportunidade perfeita para trocar ideias e partilhar conhecimentos.
“Com inúmeras publicações, grupos de discussão, formações e actividades de lazer, a fotografia de paisagem é um dos estilos de fotografia mais populares. Permite criar uma ligação ao meio natural e também ajudar a consciencializar para a importância de preservar a natureza, uma tendência iniciada pelos grandes fotógrafos naturalistas do século passado”, refere a organização.
O IMAGINATURE, Festival de Fotografia com apenas cinco anos de história, acolhe provavelmente o mais antigo concurso de fotografia nacional de natureza, que este ano celebra 32 anos. A edição deste ano contou com mais de uma centena e meia de participantes e próximo das 650 imagens. O Concurso Fotográfico de Manteigas irá reconhecer os fotógrafos que se destacaram nos seguintes temas: “Manteigas: Vale por Natureza”, “Paisagens Interiores” e “Paisagens Naturais de Portugal”. Uma das novidades é a distinção do Fotógrafo de Paisagem do Ano.