Manteigas


“Uma festa que pretende celebrar e homenagear todos os Pastores que fizeram parte da História e Cultura de Manteigas e de toda a Serra da Estrela” é o grande objectivo da Festa do Pastor que vai decorrer em Manteigas, de 17 a 19 de Junho. Este evento, que terá este ano a sua primeira edição, vai reunir antigos e novos Pastores, bem como a comunidade em geral, num espaço de promoção da qualidade de produtos endógenos de todo o território, especialmente os relacionados com a lã e o leite das ovelhas.
No Centro Histórico de Manteigas, que se vestirá a rigor para a ocasião festiva, haverá animação de rua, tasquinhas, produtos GEOfood, espectáculos musicais, teatro, oficinas e apresentações de projectos que muito contribuirão para fortalecer a atractividade e a genuinidade do território.
Os dias do evento estão programados pela “Chegada dos Rebanhos (dia 17), Folia dos Pastores (dia 18) e Partida dos Rebanhos (dia 19).
A abertura da Festa do pastor está marcada para as 18.00 horas, altura em que terá lugar a oficina criativa “Tecelagem” virada para o público infanto-juvenil, a que se seguirá a chegada dos rebanhos e encontro dos pastores. Segue-se, ás 19.30 horas, a merenda do alforge com pão centeio, queijo, presunto e vinho. O primeiro dia termina com estórias e cânticos tradicionais dos pastores; conto “Agasalho do pastor com encenação de Rui Perdiz; e bailarico com Vírgilio Faleiro.
No dia 18, as actividades começam às 10.30 horas, com as oficinas no Forno da “Rochão” (antigo forno comunitário da Rua Chã). Para as 15.00 horas está anunciada a inauguração da Rua GEOfood do Estrela Geopark Mundial da UNESCO. O programa continua às 17.00 horas com a a ctuação da Fanfarra NemFáNemFum; tosquia dos rebanhos; oficina criativa Burel Factory “Da lã ao burel”.
Às 18.00 horas têm lugar as apresentações: Burel Design Week e projecto queijeiras – Inovação na Rede de Aldeias de Montanha; Trilhar – Caminhos da sustentabilidade; Grande Rota da Transumância Gardunha 21.
O programa continua com a Sopa do Pastor (19.00 horas), Festival Cultural da Serra da Estrela – “Histórias de Manteigas”, pelo Grupo Coral de Manteigas; Bailarico com a Banda R.
O último dia da Festa da Pastor começa às 9.00 horas, com a visita à Quinta do Cerro Correia; ordenha; oficina no Forno da “Rochão”; e Ronda dos Serranos.
Para as 11.30 horas está marcada a Missa de Homenagem aos antigos pastores, na Igreja da Misericórdia.
Durante a tarde haverá animação com o Grupo de Concertinas “Os Foligaitos”; Jogos Tradicionais; Merenda do Alforge; Rancho Folclórico de Folgosinho.
A primeira edição da Festa do Pastor tem o encerramento marcado para as 20.00 horas.