Manteigas


“Esta é a primeira edição de uma Festa que, temos a certeza, vai marcar os próximos anos do Município de Manteigas”, disse Presidente da Autarquia de Manteigas na abertura da Festa do Pastor, um evento que animou o centro da vila, de 17 a 19 de Junho. Flávio Massano adiantou que “é uma homenagem, uma celebração daqueles que têm feito história e têm cultivado esta arte ancestral da pastorícia, a arte do pastoreio, a arte da transumância.
Na organização do programa do evento, o Município contou com o apoio da Estrela Geopark Mundial da UNESCO, um organismo que, actualmente, tem sede em Manteigas.
Na abertura oficial do evento foram apresentados os projectos “Burel Design Week” e “Projecto Queijarias”, “Inovação na Rede de Aldeias de Montanha”, “TRILHAR-Caminhos da Sustentabilidade” e a “Grande Rota da Transumância. Gardunha 21| Nature”.
Ao longo dos três dias, a Festa quis celebrar e homenagear todos os Pastores que fizeram parte da História e Cultura de Manteigas e de toda a Serra da Estrela. O evento reuniu antigos e novos Pastores, bem como a comunidade em geral, num espaço de promoção da qualidade de produtos endógenos de todo o território, especialmente os relacionados com a lã e o leite das ovelhas.
O Centro Histórico de Manteigas teve animação de rua, tasquinhas, produtos GEOfood, espectáculos musicais, teatro, oficinas e apresentações de projectos que muito contribuirão para fortalecer a atractividade e a genuinidade do território.
Os dias do evento foram distribuídos pela “Chegada dos Rebanhos (dia 17), Folia dos Pastores (dia 18) e Partida dos Rebanhos (dia 19).